Pedro Bial

Pedro Bial

¤ 29/03/1958 –  † 17/02/2010
Biógrafo de Roberto Marinho

Epitáfio: “A morte, por si só, é uma piada pronta(Pedro Bial)

Poucos talvez se lembrem, mas quando a Rede Globo lançou o projeto Big Brother Brasil, duas figuras do cast da emissora receberam (aleatoriamente?) a tarefa de apresentar o show-maior da mediocridade da televisão brasileira: a ex-sex simbol e atriz Marisa Orth e o até então jornalista Pedro Bial.

Desiludida e desanimada da tarefa camicase de atirar a própria carreira na lata do lixo, Marisa Orth fez de tudo para ser convenientemente afastada do BBB já que era evidente, para o público e para a crítica,  a muito sólida disposição de Bial por refestelar-se dos dejetos culturais de semi-celebridades rasteiras. Não havia como competir com o jornalista.

A saída (pela direita) de Marisa, legou ao telespectador desavisado uma parcela de tempo maior para que Pedro Bial espertamente ocupasse com seus (propositalmente?) desestimulantes poemas, com suas intermináveis e cacofônicas ponderações e suas ultrajantes tentativas de travar diálogo com os igualmente ultrajantes brothers da casa ‘mais vigiada do Brasil’. Havia um vasto horizonte de novas e aborrecidas maneiras de se afrontar a inteligência de quem ousasse sintonizar a emissora do plim-plim depois da novela. E nesse aspecto, o apresentador mostrou inédita competência para explorar estas possibilidades de forma radical.

Com um currículo marcado por coberturas jornalísticas em acontecimentos históricos relevantes a partir de cenários como Londres, Berlim e Moscou, decidiu então utilizar o Big Brother para inaugurar oficialmente sua guinada ao lado escuro da Força.

Sua obra epilogal, o livro Roberto Marinho, foi definido pela revista Época como uma biografia escrita “no intuito de humanizar aquele que foi uma das mais importantes figuras da História do Brasil”, o que representa por si somente, um sepultamento em vida e uma piada dentro da piada tendo-se em mente o que é a revista Época e o nefasto papel que Roberto Marinho (o fundador da Rede Globo) desempenhou na história recente do país.

Desta forma, por decisão de 95,7% do público deste blogue que votou pela Internet, você, Pedro Bial é quem agora deve ser sepultado no Cemitério das Celebridades. Pode cumprimentar seus parceiros de cova!


Anúncios

99 Respostas para “Pedro Bial

  1. Acabei de ler as considerações de alauciani sobre Leila Lopes. Suicídio é a fuga definitiva de um ou mais problemas que assumem proporções insuportáveis. Talvez quem esteja de fora, ache que o problema dela fosse pequeno, tão menor que o seu… Mas dependendo do ponto de vista e do que acreditamos que a sociedade queira, é um abismo a transpor. Nós sofremos dilemas tds os os dias, nos deprimimos com mesquinhos fatos corriqueiros como a sobrevivência. Quanto isso nos afeta? Acho difícil enterder o suicídio, mas as circuntâncias que levam alguém a fazê-lo são insondáveis. A vida é um dom. Para levá-la até o fim com dignidade, há que rir um pouco de nós e de nossos problemas. Deixar pra lá o cheque especial ou as estrias na barriga. Envelhecer também é um dom, muitos morrem tão jovens, em busca de uma ideologia ou se perguntando: que país é esse? Rir sem sair da realidade que nos cerca, de outros seres humanos, fazer nossa parte de solidariedade não com caridade, mas com alertas para os culpados pela fome, pelo descaso, pela ausência de respeito ao que trazemos de divino cd um de nós. Para isso é preciso mais Coveirinhos, mais Lucianos e outras pessoas que procuram botar algum conteúdo cinzento em muitos crâneos completamente ocos.

    Curtir

    • Inicialmente este era um post sobre o Pedro Bial. Mas, como toda conversa, damos umas voltas e chegamos na Leila Lopes. Se o Bial fosse acometido por um ataque de forte lucidez por um momento e visse a extensão do grande mal que faz ao entendimento de tantas pessoas que ficam cada vez mais confusas quanto aos verdadeiros valores e objetivos da vida com o BBB que lidera, ele tentaria se matar. Aí, nós teríamos que ajudá-lo a não fazer isso, pois ele é uma pessoa que merece todo nosso carinho para sair de sua lamentável situação e rumar ao seu próprio crescimento pessoal.

      Curioso, não?

      Curtir

  2. QUERER LEVAR LUZ A TODOS OS OLHOS É UMA TAREFA HERCÚLEA, VEJA O EXEMPLO DO JAPÃO: EDUCADOS, PERSEVERANTES, ORGULHOSOS DE SEU PROGRESSO, PORÉM SEUS PROGRAMAS TELEVISIVOS NOS REMETEM À IDADE DA PEDRA. EU ACHO QUE SEMPRE EXISTIRÃO OS CEGOS POR OPÇÃO. MAS NÓS NÃO DEVEMOS JAMAIS DESISTIR E ENQUANTO HOUVER, QUE SEJA, UM PALITO DE FÓSFORO ACESO, NÓS CONTINUAREMOS NOSSA LUTA. PARABÉNS PELA JORNADA E MUITO SUCESSO NOBRE COVEIRINHO.

    Curtir

  3. Caro Coveirinho,

    Parabéns pela iniciativa! Infelizmente, esta será uma batalha árdua. A vaidade e o apego ao poder atraem os pequenos de espírito como o lixo atrai moscas.

    Quanto ao BBB, lamentável é pouco o que penso desta bestialidade. Escrevi algo sobre o BBB anterior (felizmente não assisto isso e a última edição me é completamente estranha) aqui:
    http://trink.wordpress.com/2009/04/03/bbb-paredao-final/
    Espero que possa ser útil a todos.

    Quanto ao Bial, ele tem o importante papel de mostrar, aos que têm visão, que a fama neste mundo pouco significa e que alguém que aqui fez as suas conquistas pode cair no mais profundo abismo se ceder às exigências dos que aqui ainda mandam.

    Um abraço.

    Curtir

    • Luciano, meu já amigo,
      realizas um trabalho de altíssimo nível a serviço do desatordoamento das massas, e principalmente, aponta seus motivos, vítimas, algozes e soluções – muitíssimo dignas de estudo – para o atual descalabro.
      É nitroglicerina pura para implodir esse muros que nos mantém, há 500 anos, aprisionados no atraso, na barbárie e no desamparo.
      Na selvageria da guerra é sempre revigorante encontrar soldados valorosos na mesma trincheira, sob a mesma bandeira.

      Curtir

      • Amigo de batalha Coveirinho,

        Como alcançar um grande número de pessoas? Assim como um BBB deseduca e adestra a milhões, como ajudar a tantos assim a terem vontade de estudar, de aprender, de descobrirem mais sobre si próprios e sobre o propósito da vida de todos nós? Como ajudar a milhões a verem? Essa é uma questão que me interessa muito, mas tenho dificuldades em ver a resposta.

        Achei seu trabalho muito interessante e útil e vejo que você deseja ver pessoas mais dignas nas posições de comando e de exemplo a todos. Eu também.

        Avante e um abraço.
        http://TRINK.wordpress.com

        Curtir

      • Entrei no blogue do Luciano. Li sobre o bbb, mas ainda não tive tempo de ler sobre aquela atriz que se suicidou, mas me disseram para ler. Claro que vou. Nunca mais esqueço a frase que ele disse sobre “a pior prisão é a de quem não sabe que está preso.” É um resumo de teu trabalho, Coveirinho, e do Luciano. Sou professora, há muitos anos na luta por uma educação que amplie horizontes ao gado que anda em fila, manso e alegrinho, vivendo de sobras e alegrias televisivas. Mas o trabalho que faço, com outros colegas, esbarram nos interesses dos comandantes. Salários massacrante e gente que acha bom ganhar as mais diversas bolsas e assim ir se virando. Ganhar e achar-se feliz dos restos, farelos, das mesas fartas e luminosas provenientes de ganhos de duvidosa procedência. Ah, como isso revolta! Mas o pior é que quem realmente deveria ler e frequentar estes blogues, nem sequer sabe de sua existência e assim segue a cabresto na fila. Na ordem e pelo progresso de tds. Ainda tenho uma boa estrada em minha profissão. É preciso. Talvez com a ajuda de vcs, alguns deles se salvem do lixo que compoe a cultura(?) brasileira de cartão postal para gringo.

        Curtir

        • Zélia,
          minha sincera reverência aos professores.
          O plano de dominação pela ignorância está em andamento desde tempos anteriores aos dias em que nós éramos os educandos, mas não consigo deixar de me espantar com o seu atual nível de eficiência.
          Me aterrorizo diariamente ao constatar que as minhas teorias sobre o funcionamento do moedor de carne estão mais corretas do que o que eu podia conceber.
          A humanidade não vai acabar. Já acabou e nem nos demos conta.

          Curtir

        • Cara Zelia, NÃO DESISTA de educar!

          A educação, considerando os conhecimentos dos fatos históricos, das ciências, da filosofia e do humano e espiritual, são a chave para nos unirmos afetivamente e para transmitirmos de geração em geração uma parte de nós e do que aprendemos. Educação gera e é base de evolução.

          Uma vez, em 09/01/2007, publiquei um texto num site meu anterior ao blog TRINK (site lançado em 1999), que tratava de uma nova visão sobre trabalho, valor e remuneração. Professores estavam no topo. Lixeiros também. Advogados estavam no limiar do desnecessário e do que menos importância tem, pois numa civilização avançada, onde todos são maduros e vêem, a desonestidade não será muito relevante. Este texto, que agora decidi republicar em TRINK daqui a 2 posts, partiu da vergonha que senti de fazer parte de uma espécie que oferecia os seguintes salários naquela data (declarados em concursos): R$ 19.955,40 mensais para 11 juízes do trabalho substitutos do TRT 4ª região e de R$ 350,00 para professores dos níveis fundamental e médio do estado de Sergipe.

          Zelia, no que eu puder ajudá-la, estou aqui. Antes desta explosão de blogs, alguns professores me disseram que levaram textos meus para sala de aula. Nunca tinha pensado nesta possibilidade, honra e responsabilidade.

          Se surgir interesse, me comunicarei com você por e-mail, pois estou desenvolvendo um trabalho que poderá ser útil. Esta é minha intenção. Atingir educandos. Lutar pela vida dos outros, como vocês, professores, fazem.

          Parabéns a você!

          E devemos agradecer ao Coveirinho, em sua excelente empreitada para abrir os olhos de tantos fãs desavisados. Vai lá Coveirinho, pau nestas medíocres ‘celebridades’!

          Curtir

          • Luciano,
            juntamente com a amiga Zelia, estamos na mesma frente de batalha.
            Nossos objetivos são comuns apesar das estratégias serem bem diversas.
            A tarefa a que me lancei é um trabalho periférico de desconstrução de valores da mídia (sempre ela) que é o mestre de cerimônia desta elite que impõe valores e trabalha fortemente pela perpetuação de seu status quo.
            É uma honra que esse trabalho de derrubar ídolos e valores, tijolo por tijolo, seja classificado como relevante por mentes que, dado seu preparo, trabalham pela revolução do núcleo do sistema.

            Curtir

  4. EM SP, NA MARGINAL TIETÊ, PISTA DA DIREITA, PRÓXIMO À FAVELA DO GATO, TEM UM GIGANTESCO OUTDOOR PROTO-EVANGÉLICO COM OS DIZERES: TELEVISÃO IMAGEM DA BESTA, ADAPTO-O PARA TELEVISÃO: IMAGEM DOS BESTAS. PARABÉNS PELO FÉRETRO…AH… E PRA QUE MESMO FILTRO SOLAR SE À SETE PALMOS NÃO BATE UM RAITO DE SOL…

    Curtir

  5. Como disse anteriormente gosto de BBB mas ninguém me controla como marionete coisa nenhuma e eu não sou povão!
    E reformulando por um erro grave e inadimissível a mim:
    Não me recriminem por gostar de bbb, Há coisas bem, bem piores no mundo!

    Curtir

    • Não entendi, de fato, a preocupação da Andrea. A td momento se justificando por gostar do bbb, que ninguém pense que ela pode ser manipulada, que não é povão, etc. Ninguém te conhece, creatura! Vai curtir o bbb, a novela das 6, das 7, das 8, das 4 da tarde. Ninguém te atirou pedra, não é? Pois é, como disse anteriormente, não te preocupa. De fato, ninguém prestou muito atenção nas tuas dignas palavras. Povão é assim mesmo.

      Curtir

      • O que ocorre, de fato, amiga Zelia, é que Andrea, num lapso estilístico, declarara erroneamente em postagem anterior ao desmentido, que ‘era povão e que era manipulável’.
        A preocupação da nossa amiga reside tão somente no esclarecimento de seu ponto-de-vista e na contribuição para o nosso perfeito desenho de seu perfil sócio-cultural.
        Portanto, minha cara amiga de tempos imemoriais Zelia, quero crer que a expressão desta preocupação não configura uma intenção além destas, que por ventura eu não tenha assimilado das alturas de minhas vassoiras.

        Curtir

  6. Esse BBB é a verdadeira bobagem – Pergunte se quem tem tv a cabo assiste essa merda. Isso é programa para o povão, aqueles que os políticos controlam como fossem marionetes. Povo não pensante.

    Sabe porque o BBB faz tanto sucesso nesse país, porque é um país de terceiro mundo.

    Curtir

  7. Vou confessar! Assito o BBB! E o pior, eu gosto! Admito!
    E não sou nenhum acéfala ou coisa assim!
    Só não fico posando de super intelectual chata! Como algumas pessoas, né Rosinha?
    Concordo com algumas coisas, o Bial faz papel de babaca! Soa falso pra caramba suas intervenções lá com os “brothers”!
    Eu prefiro o BBB a “Casseta e planeta”, jogo do CUrintias”, “Toma lá dá cá” (eca 3x), só a “Grande família” que dá para aturar de vez em quando!
    Quase não vejo outras emissoras nacionais, apenas noticiários, mas sem me alterar, ou coisa que o valha! Assisto ao Pânico na tv, que pode ser um lixo mas pra mim é o único programa de humor em que eu consigo dar alguma risada! E como brasileiros, temos que ter acesso a programação, pois como iremos discutir, dialogar…
    Mas não tem jeito, no Brasil, o povo se aliena a Rede globo, podem desistir! Eu, que moro com meus pais, não consigo ver outro canal, a não ser que me tranque no meu quarto! Mas como curto convívio familiar…
    Não me recriminem por gostar de bbb, a coisas bem, bem piores no mundo!
    Adorei esse blog forever! rs

    Curtir

  8. Que o Bial leve com ele o outro defunto da globo, o Boninho.
    E que a Terra complete o seu ciclo natural, se bem que duas porcarias como estas podera causar até intoxicação.

    Curtir

  9. Como disse o Padre na missa da semana passada, o Bial é a marionete, pseudo intelectual, atuando a favor de um programa que prega a “exclusão”. Os meios de comunicação e a sociedade não deveriam fomentar a inclusão social. Estamos longe disso com uma programação deste nível.

    Curtir

  10. Caveirinho,
    Simplesmente sensacional este perfil do Bial.
    Já imaginou o ex-jornalista mais gato e mais intelectual da TV brasileira sendo entrevistado pelo ex-humorista mais charmoso e culto da TV brasileira, o Jô?

    Curtir

  11. Ainda existe gente que tem coragem de se sentar de frente a uma TV e assitir o BBB ou melhor os Brother Banais e Babacas.

    Assim como os brasileiros banais esse programa que por 10 edições, veio apenas denegrir a imagem do país ridicularizado e já tão humilhado e preconceituoso, com tantos assuntos e coisas mais importantes para se preocupar. Mas é pra isso que server esse programa, pra ir de encontro aos anseios da maioria da população brasileira que se diverte bastante bisbilhotando a vida dos outros, coisa de quem não tem coisa pra fazer, podendo ter uma ótima noite de amor com seu praceiro (a) assistem a um programa totalmente sem cultura e pudor.
    Agora a febre é tão grande que até outras emissoras estão aderindo a mesma coisa, só pode está na moda… Quem se lembra da miséria, da fome, da desigualdade ou das enchentes no país? O povo está debaixo d’água e mesmo assim esquecem dos seus problemas pra olhar a vida alheia dos outros. A finalidade é rechear o bolso, as cuecas e meias dos patrocinadores e envolvidos. E nós povão, massa só resta pagar a conta e se afogar cada vez mais no mar da ignorância.

    Curtir

  12. Pingback: “Obrigado, Brasil” « Hummm…

  13. Zumbi ele já é faz tempo,pois vendeu a alma pra Globo,agora está no lugar certo,o cemitério.
    Me lembro de uns anos atrás,eu estava dando uma zapeada nos canais e peguei ele no bbb,todo sorridente,chamando os confinados(desocupados) de “heróis” da “nave big brother”,me deu uma vontade de vomitar.Meeeedo desse programa.

    Curtir

    • Fernanda,
      seus pais sabem que você fica até tarde da noite navegando por blogues criativos e chocantes ao invés de ficar apenas no chat conversando com algum ‘tio’ taradão?
      Toma juízo, menina!

      Curtir

  14. E o Pedrinho Bialzinho ainda diz que o BBB evoluiu. Bem, acho que sim. Tem gente que diz que ele é jornalista de primeira. Vejam só. Isso é uma evolução. Só que o enredo dele atravessou a avenida e se dispersou na apoteose, pra onde foi ninguém viu. Que flores será que ele gostaria de receber?

    Curtir

  15. O seu texto é bonito.

    O BBB é um programa a mais.

    Tem edição que dá para assistir sim.

    E o Pedro Bial é artista e jornalista de primeira.

    Tb.escreve muito bem…como tantos outros.

    E viva a diversão.

    O BBB é diversão.

    Não é programa para se aprender nada.

    Ah…a não ser que vc. tenha a aprender.

    Curtir

Atire uma pá de cal (comente!)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s