Mallu Magalhães

Maria Luiza de Arruda
Botelho Pereira de Magalhães

¤ 29/08/1992 –  † 22/02/2010
Mini-minimalista

Epitáfio: “…dãahnnn…

É verdade… O conteúdo do que novas bandinhas e novos talentinhos brasileiros tem apresentado é bastante questionável, para se dizer o mínimo. No entanto, simplesmente rotular Mallu Magalhães de ‘novo talentinho’ é esculhambar o próprio significado do termo.

Minimalista nos gestos e lacônica nas respostas, Mallu parece querer compensar o ato de verborragia que é recitar o próprio registro civil. Há de se entender: um nome de batismo de 43 letras já é em si mesmo um diálogo que dispensa qualquer criatura de manifestar-se pelo resto de sua existência. Você se cansa da voz da pessoa já na apresentação:

“-Meu nome é Coveirinho Pop, prazer em conhecê-la!”
“-O prazer é meu, sou Maria Luiza de Arruda Botelho Pereira de Magalhães, a Mallu.”
“-Iiiiic!”

Mas, contrariando todas as expectativas, a garota não se manteve dentro dos limites da própria inexpressividade e com seu método especial de comunicar-se por meio de interjeições subsônicas associou-se a uma trupe bizarra de personalidades alternativas (mesmo!) e botou os pés na estrada com um só plano muito bem definido: desonrar e destruir todos os grandes clássicos do rock, de Rita Lee a Janis Joplin, de Bob Dylan a Cazuza.

Apesar de seu vasto rol de limitações, entre o mais notório a dificuldade de exprimir idéias inteligíveis, Mallu alcançou um considerável êxito em sua missão de tornar abissal a profundidade do oceano que separa os grandes ídolos e o público jovem, que traumatizado por suas muito econômicas performances e versões, perde o interesse por obras de alguma sustância e refugia-se nas ‘Anna Julias‘ da vida…

Aliás, sustância é o paradigma fundamental para se falar de Maria Luiza: como alguns setores da mídia brasileira recusam-se mesmo a nos fornecer uma sopa menos rala, não se poderia esperar que uma esmola mais consistente nos fosse atirada à gamela.

Material relacionado:
Mallu Magalhães no Altas Horas (Youtube)
Mallu Magalhães no Amaury Jr. (Youtube)
Fazendo um vestido com Mallu Magalhães (Youtube)


44 Respostas para “Mallu Magalhães

  1. Referências bibliográficas: ÉPOCA, revista; VELOSO, Caetano; Folha de S. Paulo. Todos “peixinhos da Rede Globo.
    “Folha, o jornal que mais se compra e nunca se vende” (será?).
    Caetano Veloso: um oportunista que se escondeu no meio dos artistas da oposição ao golpe militar, só para ser exilado, e, depois, voltar ao Brasil para se aliar aos mesmos caras que o exilou; Época: Domínio da editora Globo.
    Excelente!

    Curtir

  2. Morro de sono qdo ouço ela destruir Que Maravilha, de Jorge Ben Jor e Toquinho. A relação dela com morte, sono profundo, cemitério é incrivel. Acertou em cheio amigo Coveirinho.

    Curtir

  3. Só tenho pena e dó da língua pagada de todos que aqui escrevem apedrejando Mallu, espero que suas almas amarguradas por nao ter tido o sucesso desejado em suas vidas não estejam se contorcendo ao ver que linda e magnífica figura Mallu Magalhães se tornou.. porque se estão, assim continuaram por muito tempo e se partirão em dois ao ver o que Mestre Cae escreveu em uma coluna da Folha de Sao Paulo sobre Mallu..

    apenas um cale-te boca para geral.

    Curtir

  4. E quem disse que essa coitada sabe cantar ? Essa cantora – de – uma – musica – só já morreu há muitos anos, só que esqueceram de contar isso pra ela. Aquela Manu Gavassi também ta merecendo dar uma voltinha com o Barqueiro do Mundo Inferior …

    Curtir

  5. Pena que descobri só agora esse blog. Cara, muito bom e muito inteligente a sua forma de expressar o que venho tentando expressar a anos, sobre essas pessoas a que a mídia, ainda rotula de ” celebridades”. O melhor é que – perdoem o tom agressivo – ODEIO todos esses ”artistas” que você menciona nos pot´s.
    Imagina que eu estava sozinha no mundo, sem alguma alma inteligente, para poder conversar animadamente sobre arte…Só que quero dizer ARTE mesmo e não essas caricaturas do que um dia foi bom.Não no caso deles.
    Bom, mesmo morando na em uma respeitada vila, onde parece mais a zona franca do FUNK e onde muitos me confundem com pagodeira ou funkeira, quero pedir alguns post´s, comentando sobre essa nova onda negra de música de pessoas que acham que tem talento para cantar e escrever.
    As pessoas deveriam entender que só por que nasceram e cresceram em um lar e bairro humilde, não quer dizer que tenham de ouvir e cantar músicas que de tão ruíns não chegam nem a famigerada FM da vida. Só apenas em rádios piratas, o que não quer dizer nada.

    Curtir

    • Seu nome significa “tecelã”. Bem, nem tudo ainda foi pro brejo. Continue tecendo esperança em um país melhor, com uma cultura que mereça este nome. Um abraço, Penélope. E seja benvinda a este reduto que batalha contra o mau gosto, a ignorância, a imbecilidade.

      Curtir

  6. Olá!

    Aproveitando a temática cult até a página 3, sugeriria uma visitinha esporádica nos panteões assépticos da MPB contemporânea onde teríamos alguns bons funerais sincopados. Tens coragem?

    Abraço e parabéns.

    Curtir

  7. Tá no meu favoritos também. Aproveito para inscrever-me como carpideiro-voluntário. Tô morrendo de rir dos defuntos. Quero dar alguma serventia para minhas lágrimas. Pelamordedeus, abra uma cova pro Datena.

    Curtir

  8. Com certeza Frango, falou tudo:

    Coveirinho Wins!!!

    Flawless Victory!!!

    FATALLITY

    KKKKKKKKKKK

    PS: quando sera Coveirinho, que o povo que se diz, executivo de porra nenhuma vai perceber, que o povo que canta em blog ou no youtube pra aparecer, nao sabe nada de nada hein?… fala serio!!!

    A proposito, ainda nao vi se ja foram, mas pode enterrar o Los Hermanos e o Charlie Brown Junior tambem, já estao passando da hora de serem sepultados…

    abracao

    Curtir

    • Sabe o que é isso, Eddy?
      Erro de cálculo daqueles ‘empresários’ de Hilux com mandado de apreensão que, desesperados, querem faturar alto numa onda qualquer.
      E a onda é… celebridades pop-up de INTERNET!
      Mas quem apostou em Mallu Magalhães já está dando entrada nos papéis do Bolsa Auxílio, felizmente.

      Curtir

  9. Esse foi o sucinto comentário de Antônio José Santana Martins, popularmente chamado de Tom Zé: “Eu ouvi a música da Mallu e fiquei muito contente. Virei fã”, Sr Tom Zé recebe também o rótulo de “O homem das teorias malucas”, alguma coisa se encaixa aí !? ..

    Curtir

  10. A queridinha Malú, estava muito feliz em ser uma cantora de banheiro gravar e publicar em seu blog para que os amiguinhos a vissem. Apareceu então algum expertinho amante de BBB, que confunde piado de pinto com canto de canários, e a levou à TV. Sabe que já nasceu morta como cantora e esperou para ver até aonde iria. Terminando a faculdade aí sim poderemos ver o florescer de uma profissional em qualquer outra área que não seja a música tenho certeza.

    Curtir

  11. Li na Variety que a morte foi dolorosa: o Buzz Lightyear fulminou a pobre com um meteoro de Pégaso; só o aparelho dos dentes ficou reconhecível.

    Curtir

  12. Enterra logo essa Malu Magalães essa menina canta q nem uma taquara rachada mas não concordo em vc ter posto o Luan Santana aki !!!!!!

    Curtir

  13. Não sei se o blog tá com algum problema, acabei de postar algo e não apareceu…
    Bem, assisti a alguns dos vídeos disponíveis dessa pequena anta. Digo isso sem querer magoar os sentimentos da criatura, mas ela tem a profundidade de um azulejo e a lógica de um cachorro correndo atrás do próprio rabo… Vários momentos vagos, o fato de não conhecer aquela porcaria da música do Wando (o Capitão Nascimento deu de 10 a zero nela…). Será que ninguém naquela emissora abominável percebeu que estão suicidando a menina socialmente?
    Ou talvez eles estejam fazendo essa papagaiada propositalmente.
    Adorei o blog, tá add nos meus favoritos.

    Curtir

    • Carol, os comentários às vezes demoram a aparecer porque dependem de aprovação.
      Pelo caráter iconoclástico e democrático deste blogue, aprovo TUDO o que os visitantes escrevem.
      Só controlo um pouco por causa dos SPAMS.
      Sinta-se livre para expressar reclamações, elogios, sugestões… o que der na telha!

      Curtir

  14. O que é isso, agora? Estão pagando pra quem faz o pior papelão em rede nacional?
    Quem disse pra essa pobre moça que ela canta? Se ela tá ganhando dinheiro com isso, eu vou pegar as maritacas que aparecem no meu quintal e faturar milhões…
    Ou será que estão pregando uma peça em todos os telespectadores pra no final dizer que era pegadinha?
    Por sinal, adorei mesmo teu blog. Adoro humor sarcástico e, por vezes (!), ácido como o seu. Tá nos meus favoritos.

    Curtir

      • Mas isso é sem dúvida! Obrigada pelo material de ótima qualidade postado aqui, fazia tempo que eu não tinha a oportunidade de ler algo tão interessante…

        Curtir

  15. Depois de umdia cansativo em sala de aula, tentando melhorar a performance mental de algumas crionças,fui conhecer a tal Mallu e a cachorrada uivando num microfone sob as bênçãos do genro do Chico. Será que o Chico sabe que o feliz marido da filha dele apoia o estraçalhamento da carreira construída por Rita Lee, durante os anos de chumbo da milicada? Vixi! Que horrrrrrrrrrror!! Vamos chamar a carrocinha, ligeiro!! Só espero que o Chico dê uma passada no velório.

    Curtir

  16. uhauhauha! Excelente blog, gostei bastante! E é verdade: ô menina chata essa Mallu Magalhães! O que leva tal pessoa aos “15 minutos de fama” via youtube para Faustão, Amurrinha Jr. e Peter Pan Grosiman? Não gosto de falar “no meu tempo era…”, mas não tem jeito: “no meu tempo ainda existia um pouco de simancol – e vergonha alheia”. Um abraço!

    Curtir

  17. Acabei de encontrar seu blog,eu estava lá na CSL,no orkut.
    Continue assim.
    Vc é genial.
    Essas figuras que a mídia teima em nos empurrar goelha abaixo cansam mesmo.
    E ai de quem fale contra,néam?É no mínimo INVEJOSO.
    Os wallpapers?Chorei de rir.Tem que fazer mais!

    Curtir

    • Oi, Fernanda!
      Olha, muito obrigado pela visita e pelos elogios.
      Um grande ‘salve’ pro pessoal da CSL, que é uma comunidade que eu respeito muito desde de tempos anteriores por ser um espaço iconoclasta de pessoas do mais fino bom humor.
      Na medida do possível vou publicando material. Apareça de vez em quando ou então assine as nossas ‘Notas de Falecimento’, no lado direito da página principal do CC*. Desta forma, você recebe avisos de atualização do blogue.
      Valeu!

      Curtir

    • só lembrando que, no que posso perceber, mallu magalhães NÃO foi mais uma figura que a mídia resolveu pegar e empurrar-nos goela abaixo. a menina nasceu como ícone da internet, (através de myspace/youtube/diaboaquatro), que pelo que eu sei é o atual meio de comunicação mais livre possível (se não fosse, não estaríamos aqui lendo epitáfios de mortos-vivos – muito bem escritos, por sinal). Agora, se os programas de auditório baratos ou a propaganda da vivo resolveram se aproveitar desse modelo de “sucesso pronto”, aí já é outra história… e ela é meio irritantezinha mesmo, tadinha =/.

      Curtir

Atire uma pá de cal (comente!)