Mara Maravilha

Eliemary Silva da Silveira

¤ 06/03/1968 –  † 19/04/2010
Capa da Playboy de Fevereiro de 1990

Epitáfio: “O mesmo acontece ao mérito e à inocência:
perde-se, desde que deles nos sustentemos
(Immanuel Kant)

Mara pertence a uma categoria de celebridades falidas que é das minhas favoritas: as madalenas arrependidas, tipo clássico cujos espécimes caracterizam-se pelo grande empenho em negar, na segunda parte de suas vidas, tudo o que fizeram na primeira.

Curioso que o arrependimento pelos desatinos passados só ocorra à celebridades deste tipo quando são atiradas na profunda cova do ostracismo. A pergunta que fica é se tal arrependimento lhes bateria à porta da consciência se tudo tivesse ocorrido conforme seus planos de dominação da bagaça. Pessoalmente, tenho convicção de que a resposta é NÃO.

De infrutífera apresentadora de programas infantis à pastora evangélica fracassada, fazendo entre esses dois pontos uma escala técnica na Playboy da era pré-Photoshop e da pré-depilação à brasileira, Mara dedicou os últimos 25 anos à construção de um codex de desconcertantes equívocos estratégicos e ideológicos – sua própria biografia.

Certa vez li uma entrevista onde gabava-se ter sido homenageada pela Academia Brasileira de Letras por apresentar o programa de televisão comercial mais didático de então, o longínquo ano de 1991.

Ora, em primeiro lugar, ser homenageada pela ABL, a mesma que hoje patrocina os chás da tarde entre Paulo Coelho e José Sarney, devidamente fantasiados em seus fardões adquiridos do espólio do Xou da Xuxa, é muito mais uma cruz que uma graça.

Depois, contextualizando o evento e avaliando os programas semelhantes da época, entende-se que até um programa onde crianças sofriam xingamentos e puxões de cabelo dados por uma bruxa loira e rabugenta enquadrava-se na categoria ‘didático’. Desta forma, não há do que vangloriar-se.

Presa a um patológico arrependimento fingido, último recurso dos que afundam nas areias movediças da própria incompetência, a ex – fique claro – apresentadora parece só conseguir emitir opiniões que depõem contra sua capacidade de dar um passo adiante e oferecer, afinal, algum conteúdo que se aproveite.

Mas não o dá porque esse passo além das cercanias de suas limitadas habilidades seria a mais franca de todas as suas declarações públicas, a assunção de uma verdade que já é cristalina e evidente: a de que nada tem a oferecer além de um moralismo calcado numa retórica pseudo-religiosa vazia que apenas ridiculariza e vulgariza a sua própria prática de fé.

E que ninguém diga que este humilde coveiro não se compadece da dor e do arrependimento alheio. Ora, se possuo ao menos uma virtude, essa é a da compaixão, entretanto, existe diferença entre ser magnânimo e ser tolo. Esse hábito de pontuar cada frase com as palavras ‘Deus’ e ‘Jesus’, nessa visão de quem já viu muito ‘cadeieiro velho’ pecar com a Bíblia embaixo do braço, é sintoma claro de culpa e não de reverência.

Por essas e por outras trapalhadas fora renegada até pela denominação religiosa que a acolhia. Ressentida, chutada de lado a outro, refugia-se agora em declarações de que é um ser singular por não pertencer a uma religião, mas ‘a Deus’.

Não se entende porque, sendo então uma mulher de fé tão inabalável, ao invés de neste momento de desespero recorrer ao auxílio divino, decide justamente lançar mão de seus contatos muito terrenos na tevê do bispo e aproveitar o ensejo da contratação do amigo Gugu Liberato para lançar-se a esse projeto absurdo de um retorno triunfal à televisão, destarte fracassado e que  neste cemitério se encerra.

Material Relacionado:

Mara Maravilha sobre homossexualidade: “Não concordo com essa aberração”
Página do Fã-clube Oficial de Mara Maravilha
Mara caindo da gangorra – Tchulóviii!!
Marília Gabriela detona Mara Maravilha, a excessiva


103 Respostas para “Mara Maravilha

  1. Caro Coveiro: seu texto é impecável!!! Vc transcende, e muito, o olhar comum…seus argumentos são irretocáveis, sua verborragia é certeira. É uma das leituras mais deliciosas que eu já fiz!!! Meus parabéns!!! Vejo que conhecimento de causa não lhe falta…vc disse tudo!!! Não há nada que seja necessário acrescentar!!!! Grande abraço, vou explorar mais tudo que está aqui…

    Curtir

  2. Eu ja fiz comentario sobre Maaaara, mas ele nao está aqui…

    Ou foi no post da xuxa? Enfim, deixa pra la…

    Eu estava folheando a revista aqui e me deparei com uma foto de duas paginas, (bons tempos esses dos anos 90 da playrico) e na foto, tia Mara esta de 4, ne? Enfim…

    Que foto linda. Ela está de perfil, e nao mostrando as “partes”…

    Que coxas, que seios, que bumbum…. que boca… que olhos… que pernas…. enfim…

    Lembrando que até essa época o Photoshop (esse sim, grande estrela da playrico), comecou a ser usado mesmo em meados de 94/95… por isso, gosto tanto das playricos antigas, como essa da Maaaara.

    O que eu quero dizer, alem do fato de ser um dos poucos alienados burrinhos que ainda possuem uma playboy de 1990, é o seguinte:

    Deus, quer o quê da gente? A verdade. Sempre. Na Biblia, em todos os casos em que nao contaram a verdade, sobretudo no Antigo Testamento, Deus, foi justo e implacavel. Tipo, ele pode, afinal, ele É Deus, correto?

    Entao. Faça o que fizer, diga a verdade.

    Entao, Eu nao me importo se a Mara cresceu, involuiu, virou catolica, crente, evangelica, budista ou se é a nova profetisa de Vishnu ou Shiva do Induismo.

    Diga a verdade. Assuma. Argumentos nao se sustentam contra fatos consumados e provados. Era por grana, era por vaidade. Nao interessa. Ela fez revista pelada. Ela foi apresentadora de “pogrameco infantil”. Ela influenciou um monte de pequerruchos e pequerruchas a fazer coisas infantilóides. Ponto.

    Se hoje ela diz que gezuis a salvou, nao tem problema. Se querem continuar se alienando com ela, na religiao, ou na vida artistica (???) nao é problema meu.

    O fato em si, é quando nao se assume os erros e acertos do passado.

    É tao dificil dizer: “sim, sou salva, gezuis me salvou, hoje sou uma pessoa diferente! Sim eu fiz playboy, eu fui gostosinha, eu fiz “pograminha infantil ridiculo”, fui icone sexual e etc. Mas hoje, eu estou diferente.”

    Pronto. pra mim, ja bastava isso. Nao essa auto alienaçao que ela obriga todos os evangelicos e (nao)evangelicos a engolirem pra vender imagem de santa, vender cd gospel, vender produtos e merchãs gospel, etc.

    Se bem que pra mim, “estou” e “sou” diferente, nao se combinam, mas tudo bem, que sou eu pra discutir isso, né?

    E, por fim, por favor: PAAAAREM, CHEGA de falar de Deus, Jesus, Cristo, amor, “muito amor, muita paz pra quem ler essa mensagem”, isso ta pior do que aqueles caras-de-pau que dizem:

    “Fique rico sem trabalhar, ganhe dinheiro apenas respondendo e-mail”, etc.

    Querem evangelizar de todos os meios? Até entendo. Mas vou lhes dizer o que está parecendo:

    Estao quebrando o famoso 1º mandamento – “Nao usarás Teu Santo nome em vao!”

    Sim, porque se eu fosse (e sei que tal comparacao é errada, dentro dos moldes de varias religioes) Deus, eu ficaria muito chateado com a forma como voces andam “usando” o meu nome.

    Agora, imaginem ele, né? Entao…

    … é isso.

    Agora, podem me xingar, falar linhas e linhas sobre evangelicos, deus, biblia, palavra do senhor e sobre Maaara – a salvadora e saiam do foco do meu comentario.

    Afinal, é o que voces fazem de melhor, voces, defensores de Maaara e do pseudo-televisivo-e-previsista-reino-gospel-onde-reina-a-alienaçao,

    Amém.

    PS: como eu sou hipocrita e alienado, tenho que dizer. Maaara, voce era uma delícia, nos meus sonhos molhados de adolescente imberbe…

    Curtir

  3. Uma correção;eu não gostei de ter botado o nome de luanzinho e aninha.mara maravilha humilha as pessoas em nome de GêZUIS;fique claro!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  4. Mara …Maravilha? Agressiva é ela. Ela é agresseiva com todos. Ela mesma mostra essa grosseria toda, fora as baixarias das brigas que ela teve com as outras pessoas e a imprensa já registrou,as sua declarações agressivas sobre suas colegas da mídia. Realmente ela é uma fracassada e limitada de capacidade mental. Ela é horrivel,basta assistir uma de suas entrevistas. Uma barraqueira que dá coices nas pessoas em nome de Jesus (nada contra a religião e sim as criaturas que usam a religião para encobrir as suas hipocrisias).

    Curtir

          • André, perceba a ironia no uso da grafia incorreta. Usaram “Gezuis” para se referir a um Jesus diferente, usado por pessoas hipócritas para justificar suas posturas equivocadas e distorcidas. Um verdadeiro cristão segue Jesus, e busca coerencia em seus passos. Já um hipócrita se contenta em seguir um “Gezuis”, ignorando coisas elementares de um cristão autentico, como arrependimento genuíno, amor ao próximo, etc. Não receba os comentários logo acima como um ataque, não se aborreça com quem pensa diferente de vc. Aliás, use seu espírito cristão e deseje o bem deles. Falo sem ironia. Abraço!

            Curtir

  5. Li o conentário acima e fiquei chocado, caso essa pessoa venha encontrar com Mara certamente vai agredi-la tão forte é a magoa e o rancor q há no coração. QUEM ESTA EM PÉ CUIDE-SE PARA Ñ CAIR. Se eu cuidar muito da casa alheia a minha cetamente vai entrar em ruina.

    Curtir

    • Ao contrário do que alguns possam pensar,não tenho nenhum ressentimento em relação à Mara Maravilha e não me dou o direito de julgá-la porque isso é mérito do único justo juíz que existe: Deus!

      Na época,sim,fiquei muito magoada porque era difícil para uma criança ouvir certos comentários a respeito dela,por causa da revista.
      Todo mundo comete erros e tem o direito de se arrepender.
      Jamais agrediria a Mara,só expressei o meu ponto de vista,sem intenção de condenar ninguém porque a verdade fala por si.
      Que cada um de nós peça sabedoria a Deus para fazer boas escolhas na vida e assim não ter do que se envergonhar depois.

      Curtir

  6. Só a foto já diz tudo kkkkk,excelente!
    Na época do programa no SBT ela se casou com um assistente de palco que era praticamente um menino(Paulinho)
    Dá pra fazer um cemiterio de exclusivo “evangelicos arrependidos” aqui:
    Conrrado,Andreia Sorvetão….

    Curtir

  7. Confesso que nos anos 80,assisti o programa da Mara Maravilha mas nunca me senti alienada por causa disso e guardaria boas lembranças se não fosse pelo triste fato dela ter posado para a revista Playmaldita.
    Na época fiquei com ódio dela,e deixei de assisti-la quando um vendedor
    ambulante deixou cair no chão,um calendário de bolso com uma foto da Mara pelada.
    O homem ficou constrangido e eu revoltada por saber que ela tomou a decisão de fazer aquilo sem levar em consideração que trabalhava para o público infantil. A carreira artística dela entrou em declínio a partir dali.
    Perdeu a credibilidade.

    Mara,sempre exagerada,toma muitas decisões precipitadas,depois se arrepende e por não sustentar o que fala,volta a cometer os mesmos erros ou piores.Ninguém a respeita porque ela não se dá respeito.
    Deveria ter sido mais discreta sobre sua opção religiosa,pois foi a partir de sua “conversão” que muitos artistas fúteis,passaram a usar o nome de Deus em vão para se promover às custas do evangelho,que é puro e não tem nada a ver com seus excândalos.

    Em nenhum momento o coveiro a desmoralizou com sua crítica,a própria Mara Maravilha, infelizmente,vem semeando sua desmoralização pública ano após ano sem se dar conta disso.Ele apenas enfatizou a vulgarização da prática da fé,por parte dos falsos moralistas.
    É como costumo dizer: o pior inimigo do conhecimento é a ignorância.

    Curtir

  8. CoUve, faltava momento evangélico aqui no CC pra ele ficar completo. Agora não falta mais. Isso que é superação, meu amigo!!!

    Curtir

  9. Ora, em primeiro lugar, ser homenageada pela ABL, a mesma que hoje patrocina os chás da tarde entre Paulo Coelho e José Sarney, devidamente fantasiados em seus fardões adquiridos do espólio do Xou da Xuxa, é muito mais uma cruz que uma graça:PUTZ! NUNCA HAVIA REPARADO QUE O FIGURINO É O MESMO! BOA SACADA COVEIRO.

    MÁRCIA GOLDSMITH, ESTÉFANE BRITO, DANIELLI ALBUQUERQUE E DR. HOLLYWOOD, JUSTIN BIEBER…
    JA ENTENDEU, NÉ?…

    Curtir

  10. COISA SEM GRAÇA!!!
    MARA MARAVILHA E UMA VERDADEIRA PRINCESA DE JESUS E ABENÇOADA POR DEUS…
    NAO TEM GRAÇA NENHUMA ESTA BRINCADEIRA QUE MARA MORREU.
    QUE DEUS ABENÇOE A VC QUE LE ESTA MSG.

    Curtir

  11. Em março do ano passado ela esteve na igreja que eu frequentava.
    A louca não falou coisa com coisa. Começava um assunto, metia outro pelo meio, e por aí foi. Cabelo feio, unha sem fazer. E ainda disse que achava a cidade feia.

    Curtir

  12. Caro coveirinho, eu lembro que em minha infância (época em que Mara havia se convertido) ela visitou a igreja em que eu frequentava para dar o testemunho de sua “libertação do mal”.

    A ignorante perdeu a cabeça e ficou mais preocupada em mandar as crianças ficarem quietas e calarem a boca do que falar sobre o lixo de vida que ela teve no passado. Na hora dos autógrafos na porcaria do CD que ela tinha acabado de gravar, ela surtou e começou a chorar porque era muita gente (estava tudo organizado mas ela deu crise de estrelismo, parecia estar incomodada com os crentes).

    Essa é a visão que tenho sobre essa defunta: Não passa de uma pseudo celebridade falida, que é igual aos fariseus da época de Cristo que ficavam fazendo suas orações no meio das ruas pra mostrar para as pessoas que eram santos e puros.

    Mara Maravilha só trata bem as crianças e as pessoas na frente das câmeras e olha lá, não passa de uma hipócrita, moralista e fanática!

    Que descanse em paz!

    Curtir

    • Poxa Thiago, vc é da mesma igreja q um amigo meu! Ele me contou sobre esse ocorrido, q lamentavel pra uma pessoa q se dizia amar crianças, é uma estúpida mesmo! o mal dela ser rancorosa é q esta ficando feia , gorda e velha, aí ela acha q as pobres crianças tem culpa dessa desgraça… é lamentavel

      Curtir

  13. Sou só eu que acho os vídeos relacionados a cerejinha do bolo nesse bloque?
    Fiquei com pena da Mara sendo achincalhada pela Marilia Gabriela. Aliás, se tem uma pessoa que eu enterraria aqui junto com o Clodovil é essa loira ignorante e sem educação. Adorei o blog.

    Curtir

  14. o arrependimento de ontem era sair pelada na capa de revista (se é que houve arrependimento), daqui a 20 anos são as fotos e filmes que muitas meninas fizeram pela webcam e celulares,triste sera o dia que os filhos e filhas destas meninas virem o que elas fizeram no passado, nada ira apagar isso nem mesmo o dizimo pago mensalmente, ta amarrada demônio, rs.

    Curtir

  15. aff…o murillo …eh um carma no blog…aff

    mas é legal ver ele ser guerreiro diante das suas ideias insignificantes!!!

    coveiro você eh +!!!

    Curtir

  16. ” Ora, em primeiro lugar, ser homenageada pela ABL, a mesma que hoje patrocina os chás da tarde entre Paulo Coelho e José Sarney, devidamente fantasiados em seus fardões adquiridos do espólio do Xou da Xuxa, é muito mais uma cruz que uma graça” Hahahahahahahahhahaha é muito esculacho!

    Curtir

  17. Aos apreciadores do cinque x uno

    Num primeiro momento pode ser até prazeroso. Porém, caída a ficha e constatada a figurinha à qual foram rendidas as homenagens, corre-se o sério risco, posteriormente de se contrair sexo fobia.

    Curtir

  18. Você é monstruosamente brilhante !
    Figuras que se apóiam na religião com a intenção de obter fama merecem a lama do cemitério.

    Curtir

  19. Ah, a Playboy da Mara… para mim, a melhor de todas – e a homenageio até hoje. Como uma mulher pode ser arrepender de ter feito algo tão inspirador??? Não deveria ter escondido um corpo tão… ops… celestial, por trás do manto hipócrita da religiosidade, usado para trazer de volta uma suposta “pureza” da que, acredito eu, nunca existiu. Por isso, pratico sem culpa o pecado do onanismo.

    Curtir

  20. Às vezes fico confabulando com meus botões. Acho realmente que dos evangélicos é o reino do céu. Prá aceitar determinados personagens, não é prá qualquer um não. Pá de terra em cima e bem compactada!!!

    Curtir

  21. PIOR QUE MARA,É AQUELE PROGRAMA DE LUCIANA,ELA SÓ VIVER SE PENDURANDO EM FOCOS DESFOCADOS,PROGRAMA LIXO E SEM NADA A ACRESCENTAR HUUUUUUUUUUUUUUUUUIII.

    Curtir

Atire uma pá de cal (comente!)